Suástica

Quando a maioria das pessoas olha para uma suástica, a primeira coisa em que pensa é na Segunda Guerra Mundial, no Nazismo e no Holocausto. Em perseguição, tortura, sofrimento, morte. No entanto, este símbolo é considerado uma das mais remotas formas da Cruz, já que as mais antigas suásticas datam de 2500 ou 3000 a.C. A palavra “suástica” vem do sânscrito e significa “aquilo que traz boa sorte”. A sua raiz, “Svas”, quer dizer bondade.
Seria de estranhar o facto de este símbolo ser encontrado em diferentes culturas sem contato entre elas.

Simbologia:

Na China, este símbolo representa a orientação quádrupla que segue os pontos cardeais, o infinito, a saúde, a felicidade e a perfeição cósmica.

Na Índia, é um dos símbolos mais sagrados místicos e tem exactamente o mesmo valor que o “sinal da salvação” tem para os cristãos.

Para os hindus, é símbolo do poder fertilizante da natureza, da sua regeneração característica, e os seus quatro braços representam os diversos planos de existência.

No Budismo, a cruz suástica é o selo sobre o coração de Buda e é um símbolo tão importante que ainda hoje é usado com frequência.

Para os escandinavos, é designada de “o martelo de Thor” e era usada como proteção contra as forças maléficas por guerreiros ou heróis que lutavam até à morte por justiça, pelo seu próprio povo.

A mais conhecida suástica, que também pode ser chamada de Roda Solar, porque Simboliza o ano solar, com as suas quatro estações, representa a energia do cosmos em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos, consoante o lado para qual estão os braços: o horário, com os braços voltados para a direita, e o anti-horário, com os braços voltados para a esquerda.

Então, agora todos sabemos que a suástica não significa o que a maioria acha, não é só massacre e mortes que vemos nela, cada um traduz como quer, como conhece. A suástica foi adotada pelos nazistas, não foi criada por eles, então seu significado real podem ser tantos.

Obrigada gente, eu tava à teeeempos querendo mostrar isso à vocês :**

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Conheça

4 Respostas para “Suástica

  1. Poxa, dessa eu não sabia! Bem legal essa história de conhecer o que esse símbolo significa pra cada religião. Gostei muito.

    Beeijos

  2. Só sabia disso porque, por algum motivo desconhecido, sou fascinada por estudar a Segunda Guerra Mundial. Anyway, informação muito importante e interessante!

  3. oi nad, passa no blog e da uma olhada na lista de blogs que adoro ler…

    esse lance da suastica ser símblolo de boa sorte eu já sabia, eu vi uma reportagem na tv que explica isso aí que vc disse, mas agora ela já esta marcada como símblolo de crime de ódio, culpa do nazismo…

    de qualquer forma to nem aí, eu sou cristã! hehehe
    nem me ligo nesse lance de amuleto e simbologia, comigo o negócio é na raça! rs

    bjão!!!

  4. isso eu vou concorda com vc quando olhamos pra esse simbolo pensamos logo no Nazismo ou seja morte, sofrimento, horror. Mas tambem concordo que em varios lugares esse simbolo so nao significa Morte. A varias culturas que esse simbolo significa VIDA, coisas BOAS e muito mais ;D Beijinhoos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s